quarta-feira, 14 de maio de 2014

Cascavéis



Olá pessoal!
 Aqui vão algumas informações e orientações em caso de acidente com a temida cobra cascavel. 

  A característica mais marcante da cascavel é um som de chocalho forte. O chocalho ao contrário do que muitos pensam, representa a muda de pele feita durante sua vida, e não a idade da cobra.
   A cascavel ocupa o primeiro lugar no número de mortes causadas por acidentes ofídicos, aqueles que envolvem mordidas de cobras. Ela é um animal peçonhento. A diferença de uma cobra venenosa para uma não venenosa é a fosseta Loreal. A única cobra que não apresenta a fosseta loreal, mas é venenosa é a cobra coral verdadeira. 
A fosseta loreal é um órgão termorreceptor vital para a sobrevivência da cobra. É por meio desta que percebe a presença de animais de sangue quente, por exemplo, um camundongo ou um passarinho, e garante sua comida.
Na foto abaixo podemos ver onde fica a fosseta loreal das cobras.


  Alguns mitos devem ser desmitificados em relação às cobras, são eles:
  • As cobras correm atrás das pessoas. Isso é mentira! Elas sempre vão procurar fugir, só irá a sua direção se acharem que este é o caminho de fuga, e só irão picar se elas sentirem que estão encurraladas.
  • As cobras não são hipnotizadas por ninguém. Ao contrário do que vimos em filmes quando um homem hipnotiza uma cobra dentro do cesto e toca uma música para elas, isso é pura mentira. Elas saem do cesto pela curiosidade e muitas das vezes pelo fato de se proteger.
  Em caso de acidente:
  • Jamais deve fazer torniquetes ou garrotes. Isso agrava a ação do veneno e pode levar à amputação do membro atingido.
  • Lavar a ferida com água e sabão ou com soro fisiológico. Mas a melhor coisa a se fazer é levar a vítima o mais rápido possível para o hospital.
  • Se possível, procurar dar o máximo de informações sobre a cobra na qual foi picado. Isso é importante para a administração correta do soro antiofídico. 
  Devemos saber de uma coisa galera, as cobras fazem parte do equilíbrio ambiental, jamais mate-as. São através de seu veneno que é obtido os soros antiofídicos. Temos que sempre lembrar, nós seres humanos que estamos invadindo o habitat delas e não ao contrário. Por isso vamos respeitá-las.
Para maiores informação, acesse o site http://www.vitalbrazil.rj.gov.br.  

  É importante tomar cuidado galera, mas em caso de acidente vamos seguir esses procedimentos acima. Um abraço, Nico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário