terça-feira, 29 de abril de 2014

Tatu X Mascote

Olá Galera!! Aqui vai mais uma noticia sobre a nossa realidade.


 Até o mascote da Copa de 2014 está sendo passado para traz.



 Desde que virou o mascote da copa do mundo de 2014, o tatu-bola estampa o material promocional da Fifa e de seus parceiros, posa ao lado de celebridades e tem a sua imagem comercializada em vários produtos.

 Tudo isso, porém, trouxe poucos resultados e principalmente recursos para a conservação da espécie, dizem ambientalistas.

 Eles reclamam, que a Fifa não repassa recursos para a conservação da espécie, exclusiva do Brasil e considerada vulnerável à extinção.

 " A Fifa não repassa nada do que eles ganham, nem uma parcela do que eles lucram explorando a marca do mascote Fuleco", diz Rodrigo Castro.

 O tatu-bola vive na caatinga e sofre com a destruição de seu habitat. Nos últimos dez anos houve um declínio de 30% da população.

 A assessoria da Fifa informou, que se engaja nas questões ambientais e que admira e respeita o trabalho da ONG. Eles informaram que um dos parceiros da entidade, já repassam recursos para a preservação do tatu- bola na Associação Caatinga.

 Segundo o secretario da associação esse é o único apoio recebido de um patrocinador da Copa até o momento.


Desde que o Tat

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Informativo SMMA: Projeto Educando com Horta Escolar e Gastronomia



No dia trinta e um de março de dois mil e quatorze, foram realizadas reuniões do projeto Educando com Horta Escolar e Gastronomia. Estas visaram esclarecer os objetivos do projeto, averiguar as demandas das escolas, auxiliando para o êxito do projeto. Também foi esclarecida a função da equipe municipal de coordenação do PEHEG. Esta tem a responsabilidade de dar suporte aos profissionais das unidades escolares atendidas.
 A primeira reunião foi realizada no Círculo Escolar localizada na comunidade do Sossego. Contou com a participação de parte da equipe de coordenação do projeto, bem como professores e a diretora da unidade escolar. A reunião teve início ás nove horas da manhã e seu término foi em torno das onze horas. Durante a reunião, enfatizou a necessidade de aproximação das crianças com o alimento, indo desde seu plantio até o consumo. O intuito maior é estabelecer uma aproximação das crianças, favorecendo uma alimentação mais saudável.  Também foi enfatizado que novos encontros seriam marcados (em intervalos bimestrais) para troca de experiências e análise de material pedagógico. Esses encontros farão parte da formação continuada dos docentes e funcionários da unidade escolar.
Outro ponto discutido na reunião foi a forma para a implantação da horta na creche, sendo levantadas alternativas para o plantio, entre elas:
·  A utilização de pneus;
·   A utilização de garrafas PETs;
·  No próprio chão.
No Círculo Infantil foram escolhidas as garrafas pet e os pneus, em virtude do espaço disponível próximo as salas de aula. Os professores se organizaram para que os alunos de todas as turmas tivessem contato com a horta, sendo estimulados a ter o cuidado diariamente, alcançando o objetivo do projeto.
As atividades e orientações diárias para os professores foram colocadas dentro de três CDs. As informações necessárias para que os professores possam nortear o trabalho a fim de alcançar o objetivo do projeto estavam em forma de:
·     Filmes;
·     Desenhos;
·     Artigos;
·     Cartilhas;
·     Reportagens;
·     Oficinas diversas.
A nutricionista do projeto sugeriu alguns materiais para a base da alimentação saudável na escola, incentivando os educadores a oferecer os mais diversos tipos de alimentos aos seus alunos. Além disso, foi ressaltada a importância de falar os nomes corretos dos alimentos para os alunos. Esse hábito ajudará na parte de identificação do alimento, fazendo com que a criança cresça, sabendo o nome correto e a importância de consumir cada alimento.
Na segunda reunião, estavam presentes representantes das Escolas Municipais Manuel Araújo, Formoso e Tangará e a equipe de coordenação da PEHEG. Representantes da Escola Municipal de Três ilhas não puderam comparecer.
Com a mesma pauta da reunião da manhã, a discussão ganhou maior destaque nos questionamentos sobre a implantação do projeto. A dúvida maior dos participantes da reunião era como conciliar as atividades dentro da sala de aula com a horta. A equipe de coordenação respondeu aos questionamentos e sugeriu alternativas simples para a conciliação do projeto para as atividades diárias.
Durante toda a reunião foi reforçado o objetivo principal do projeto que era o incentivo da alimentação saudável, através da aproximação das crianças nos processos de produção, manutenção, colheita e processamento dessas verduras.

Reunião com professores do Círculo Infantil (Sossego) - Rio das Flores

Equipe de Professores do Círculo infantil e Coordenação do PEHEG em Rio das Flores

Reunião com representantes das Escolas de Santa Rosa, Formoso e Abarracamento- Rio das Flores

Reunião com representantes das Escolas de Santa Rosa, Formoso e Abarracamento- Rio das Flores


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Escorpião

 Olá galera!

Observem a foto. Sobre a cauda do escorpião, vários filhotes. Legal né? Esta foto foi registrada por Ingo Amd (fotógrafo alemão) e é chamada de “Nova Vida”. 













Um aviso: 
Em alguns locais da cidade, já se soube da presença do escorpião neste ano. Por isso, é sempre melhor se precaver. Se você mora em um desses locais...


  •  Sacuda e examine calçados e roupas antes de usar;

  • Mantenha limpos os locais próximos a residências evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção;

  •  Mantenha o ambiente familiar livre de baratas, que são reconhecidas como um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos;

  • Não coloque mãos e pés dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas;

  • Use sempre calçados e luvas nas atividades rurais ou de jardinagem;

  • Se possível, use telas em portas e janelas;

  • Use ralos protetores;

  • Crie aves domésticas em zonas rurais, que agem como predadores naturais;




                             Cuidado por onde andam... 
Um abraço, Nico. 
Fontes: http://www.aprag.org.br  e  http://photos.uol.com.br

terça-feira, 8 de abril de 2014

Oficina de Educação Ambiental em Santa Rosa


Olá galera!

No dia 3 de abril, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma oficina na Escola de Santa Rosa, para os alunos da Tia Jéssica. 
O assunto era horta e meio ambiente. 
Tô postando algumas fotos. 

Um abraço, Nico







quarta-feira, 2 de abril de 2014





Olá galera!! Acabei de ler essa noticia. Acho que vale à pena vocês tomarem conhecimento.
Transposição do Rio Paraíba do Sul

A coordenadora da Rede das Águas da ONG SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, disse nesta quarta-feira (19) que a transposição da água do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira, conforme solicitou o governador Geraldo Alckmin, não resolveria o problema da escassez.
Para ela, é um método arriscado e um assunto que “não deve ser discutido no gabinete da presidente, mas sim com os integrantes das bacias hidrográficas”.

A medida depende da autorização Agência Nacional de Águas (ANA).
Alckmin se reuniu com a presidente Dilma Rousseff em Brasília e pediu que a água do Rio Paraíba do Sul, que abastece o Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba, por isso é considerado interestadual, fosse despejada no Sistema Cantareira, que está em estado crítico devido à escassez das chuvas.
“Imagino que seja uma outorga emergencial, com tempo para começar e tempo para parar. Se for isso, é até compreensível, pois estamos em um estado de calamidade pública. Desta forma, uma região tem que socorrer a outra", explica.
"Mas isso não pode ser tratado com normalidade, porque o Paraíba do Sul também tem nível baixo por conta das atividades que acontecem lá, como extração de areia e plantações de eucalipto. É como uma colcha que, se puxarmos, ficará pequena para todo mundo”.
Represa localizada na cidade de Vargem (SP), nesta quinta-feira (13).  O índice que mede o volume de água armazenado no Sistema Cantareira registrou novo recorde negativo. (Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo)Represa localizada na cidade de Vargem (SP), do
Sistema Cantareira (Foto: Luis Moura/Estadão
Conteúdo)
Toda essa discussão, segundo ela, faz com que o Brasil e a Região Metropolitana de São Paulo sejam vistos por organizações internacionais como um dos locais que, no futuro, terá alto potencial de conflito pelo uso da água.
“Essa disputa entre Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Minas Gerais faz com que cada gota da água seja preciosa”, explica.
Sobre a viabilidade do projeto de transposição do Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira – que receberia investimentos para construção de canais e túneis para passagem da água-
 Malu Ribeiro disse que é preciso avaliar a viabilidade do projeto com um estudo de impacto ambiental.
"O ideal para que isso possa ser é que a decisao seja tomada pelos comitês de bacias e pela sociedade em geral", complementou

Refletindo ...


Oi Galera!

Acabei de postar alguns quadrinhos para a gente pensar um pouco sobre nossas atitudes. 
Os acessos estão abaixo de cada figura. 
Um abraço, Nico.

colunas.revistaepocaglobo.com

 www.gibihq.org

julinhoeseusdesenhos.blogspot.com