sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Internacional da Água!


Dia 22 de março é comemorado o dia Mundial da Água. Você sabia disso?



Quando pensamos na água, logo nos vem à mente a necessidade de seu consumo e a poluição que provocamos nela. Mas hoje, queria lembrar a você do quanto ela é importante para as nossas vidas. Essa importância vai além do beber, da higiene pessoal.
É claro que a água é responsável pelas nossas vidas. Ela possibilita o crescimento dos animais, das plantas. Ela promove belas imagens. Posso citar: cachoeiras, rios, mares. Até mesmo uma gota tem a sua beleza.

Rio Paraíba do Sul - AbarracamentoTodavia, não podemos nos esquecer que a água, durante nove meses, nos deu proteção. Nosso elo é de muito tempo. Na barriga de nossa mãe a água se fez presente e nos presenteou com a vida. Era ela que nos protegia dos impactos que a barriga de nossa mãe sofria. Pena que nos esquecemos disso.

Cuidamos muito mal da água. Esquecemos de seu valor. Esquecemos que ainda precisamos dela. O dia 22 de março foi escolhido para que a nossa memória fique acesa. É o dia que todo o Mundo deve lembrar-se da vida e da força que a água tem. Mais do que isso, é o dia escolhido para pensarmos sobre as nossas ações diárias que prejudicam esse bem natural.
Você acha que o compromisso não é seu? Já está fazendo a sua parte? Pense e reflita: Quais cuidados você tem com a água que corre em nossos rios, que chega a sua casa? É preciso saber como e quanto usá-la. Não se esqueça disso.

quinta-feira, 14 de março de 2013


Chuva é sempre bom. Mas e quando ela é muita? Quando a chuva é pesada, todos ficam preocupados e começa o falatório: Ai, a minha casa!  Olha, o rio está subindo! Será que a água pode levar tudo?
Em época de chuva, a preocupação com os rios é comum e necessária. Entretanto, precisamos cuidar deles o ano inteiro, para que as enchentes não sejam um problema.
Nossa cidade sempre sofreu com a prática do desmatamento. Infelizmente, é um costume histórico. Hoje, há apenas pequenos trechos de mata.
E pensar que toda a nossa região era coberta por Mata Atlântica!
Os rios também sofreram com o desmatamento. As matas ciliares, que acompanham as margens, também desapareceram. Resultado: os rios perderam a proteção contra as águas de chuva. Sem a proteção, a água corre mais depressa e com grande força, levando tudo que estiver na frente. Terra, lixo e árvores são alguns exemplos.
Se você mora perto de algum rio, represa ou lagoa, preste atenção. Precisamos de sua ajuda. Não fique próximo as margens desses lugares na hora da chuva. E se perto da sua casa, você perceber que a água está levando a terra das margens ou que no local existam rachaduras, deixe um recado para mim na Secretaria de Meio Ambiente de Rio das Flores. Algum de meus amigos irá verificar o local onde você mora. Quem sabe até eu possa ir.

Conto com a sua ajuda.
Um abraço, Nico.

quarta-feira, 6 de março de 2013


Concurso de Pintura Infantil sobre o Meio Ambiente

Se você pensa que estar “antenado” com os problemas ambientais não vale a pena, está muito enganado. Ter uma reflexão crítica sobre a ação humana no ambiente é uma prática cada vez mais comum, para pessoas de todas as idades. Há algum tempo atrás, a O.N.U. realizou um concurso de pintura infantil sobre o meio ambiente. Resultado: criatividade, boa vontade e posicionamento crítico fizeram a diferença. Quem sabe, em uma próxima vez, seja o seu trabalho o escolhido.   

Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Meio Ambiente
Divulgação/AE
Essa pintura foi a vencedora. É de uma menina de 13 anos, dos EUA, Como premiação: US$ 1 mil e participar de um evento em Dubai.