segunda-feira, 16 de abril de 2012

De qual desenho você quer participar?

´Vale a pena cuidar do lixo que produzirmos. Se não cuidarmos, as coisas vão piorar.

Uma espiã em Rio das Flores


Um dia, eu estava andando pela cidade e parou no meio da rua uma gata. Ela me cumprimentou e disse seu nome: Noite. Bela Noite. Ela era linda, negra e de pelos brilhantes.  Disse que queria me ajudar a cuidar do meio ambiente. Eu aceitei a sua ajuda na hora. Então, ela me contou um segredo. Ela tem mania de entrar nas casas das pessoas e se esconder nas sombras. Até aí, nada de mais. Nem é segredo, pois gatos adoram entrar nas casas das pessoas. O problema foi o que ela viu.

Em algumas casas, ela viu pessoas jogando coisas estranhas no vaso sanitário. Eu perguntei: Estranhas como? Ela já viu de tudo. Papel higiênico, absorvente, calcinha, cueca, colher e até cobertor de criança. Eu não acreditei. Fui correndo para a Secretaria de Meio Ambiente e eles me disseram que era verdade. E o pior: quando isso acontece, os canos entopem, o tratamento para e, às vezes, tem até vazamento de esgoto pelas ruas da cidade. Consertar dá um maior trabalho. Haja buraco.

Se no seu bairro isso ocorre, faça como a Bela Noite. Preste atenção. Faça uma campanha e ensine aos seus vizinhos onde devemos jogar as coisas.

Reduza o lixo. Se não quiser mais uma coisa e ela está em bom estado – DOE. Se for material reciclável – SEPARE. Se for lixo – Na LIXEIRA. No esgoto, estas coisas não têm vez.

 Se no seu bairro há problemas de esgoto, escreva para mim. Mande fotos.
Até a próxima, Nico